O terreno, quase um quadrado 32 x 30 metros tem topografia plana quebrada por um leve declive no limite norte. Junto a essa irregularidade natural, um conjunto de araucárias, espécie nativa da região serrana , configuram a paisagem.
A casa é um retângulo de 9 x 27 metros em concreto armado, afastada do solo num desnível suave – 0,90 metros. O programa se organiza em dois níveis. No térreo elevado a varanda em “L” conforma os acessos e integração com o pátio ao fundo. Internamente a circulação principal avança desde o acesso até a suíte principal, passando pelo setor de serviços e social no início e íntimo ao fundo. No outro nível, em semi-subsolo, encontram-se garagem e adega. Complementando o programa, uma edícula separada do volume principal, abriga o forno a lenha, sanitário e o volume do reservatório.
A fachada Sul, voltada para rua, estabelece pelo ritmo das aberturas o grau de privacidade dos setores: permeabilidade total no acesso, controlada na área social e hermética na íntima. Do lado norte, aproveitando as melhores visuais, panos envidraçados estabelecem a conexão do interior com o jardim.
Os materiais empregados foram o concreto armado, alvenaria rebocada e esquadrias de alumínio com vidro termo-acústico e gradis metálicos corrediços.
Da disposição espacial do programa, sintetizada pela barra afastada do solo, logrou-se novos pontos de vista sobre a paisagem, respeitando sua escala, com mínima interferência para cidade.
Arquitetura: Studioparalelo+ MAAM (Luciano Andrades, Rochelle Castro e Valéria Bertolini)
Informação Complementar:
- Paisagismo: Samuel Seben
- Estrutura e Fundações: Pasquali e Associados – Eng° Antonio Pasquali
- Elétrica: Potencial Engenharia – Eng° Julio Pischke
- Hidráulica: JC Hidro – Eng° Julio Troleis
- Calefação e Placas Solares: Multi Aquecimento - Marcelo Belusso
- Construção: Icon Incorporadora ltda – Eng. André Sain, Eng. Paulo Sérgio Pompermayer e Eng. Rogério Spiller
- Fornecedores: Concresul (concreto); Alumina (esquadrias alumínio); Panazzolo (esquadrias madeira); MP & CM (serralheria); Lapividros (vidros); Acartonale (gesso acartonado); Bussolotto (mármores e granitos); Tecniart (lareira); Portobello (cerâmica); Irmãos Ely (piso madeira); Braido (iluminação); Bertolini (móveis); Benvenutti (mobiliário e tapetes); Persibento Luxaflex (persianas).
- Projeto: 2006
- Construção: 2008